A arte de apoiar na criação de campeões em Arcos de Valdevez

Academia Desportiva de Arcos de Valdevez, uma escola para o sucesso.

Foi no passado dia 19 de dezembro que a recém-criada Academia Desportiva de Arcos de Valdevez, realizou aquilo que constituiu o primeiro jantar de Natal da associação dando a conhecer não só a imagem que os representará, mas também a fibra que os compõe e que os ajudará a vencer os trilhos que percorrerão neste caminho que agora começa e que terá por meta final, a formação de campeões nas mais diversas áreas desportivas.

Num ambiente de descontração, camaradagem e profunda alegria, a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez apresentou aos atletas, familiares e distinguidas personalidades presentes, o logotipo que a partir de agora será o seu emblema de reconhecimento e a imagem estampada não só nas suas camisolas, mas também nos seus anseios. Esta Academia, criada a 22 de outubro de 2018, pretende vir a ser muito mais do que uma associação, mas acima de tudo, uma escola de excelência no mundo do atletismo e demais vertentes desportivas.

Conformada por 11 elementos, e 50 atletas federados, a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez, pioneira pela sua conformação e metodologia, pretende ser o motor que inicie a diversificação e profissionalismo do atletismo, nas suas muitas vertentes, potencializando recursos para a concretização da escola e a diversificação do campo desportivo.

Como a presidente da Academia, Paula Costa, o explica “pretendemos ofertar um programa inovador de desporto para todos em Arcos de Valdevez. Nós, temos como missão alcançar a excelência organizacional focada numa intervenção multifacetada baseada no desporto na modalidade do atletismo; mas também na educação, mediante a criação duma escola desportiva e cultural. A Academia tem o intuito de acrescentar, de envolver e de enaltecer o desporto em Arcos de Valdevez e nela reflete-se a união, progresso, inovação e responsabilidade civil”.

Aquilo que pretendem, segundo palavras do técnico e treinador da Academia, Miguel Rios, “é que a Academia seja líder e referência no desporto arcuense, em primeiro lugar, vianense em segundo lugar e nacional em terceiro lugar. Não só no atletimo, mas em todas as modalidades que venham a ser abraçadas por este projeto”. Para conseguir este feito a Academia reuniu no seu staff, não só os melhores atletas, mas também uma equipa técnica e diretiva diversificada, que consiga reunir em torno à associação os mais diversos talentos em prol de uma escola que pretende ir muito mais além do convencional.

Este jantar-convívio natalício também foi o marco para homenagear os atletas que já fazem parte desta academia, através de menções honrosas e de mérito desportivo. Ficando assim destacados na menção honrosa os jovens: Rúben Veloso, Mickaela Costa, Mariana Pedreira e Vanessa Pedreira; já na menção ao mérito desportivo foram destacados os atletas: Gonçalo Amorim, João Morado e Celina Peneda. Na cerimónia de entrega destas distinções também foi homenageado Miguel Rios, técnico diretor desportivo da academia “porque sem ele, estes jovens nunca chegariam ao patamar onde agora estão”, refere Paula Costa, presidente da Academia.

Nesta pequena cerimónia de distinção ao atletas também estiveram presentes o Doutor Pereira de Almeida, Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, o Professor Rui Costa, também membro daquela associação e a Professora Augusta Gabriel, coordenadora da Escola de Sabadim e que fizeram às honras da casa ao entregar os galardões de mérito a cada um dos jovens que se destacaram no ano passado, nas mais variada modalidades.

Para o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves: “o surgimento de uma entidade é um momento muito importante. Eu julgo que o ato de avançar com uma associação é um ato corajoso, hoje em dia é um ato corajoso. Mas a coragem deles não depende tanto do trabalho deles -que nós sabemos que vai ser muito, empenhado, dedicado e sacrificado – mas sim da vossa recetividade, colaboração e envolvimento. Por isso, o sucesso da Academia depende de vocês todos. É só assim a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez alcançará o sucesso que merecem”.

O edil aproveitou também o momento para pedir o envolvimento de todos garantindo que “nós, na autarquia, estamos fortemente empenhados em que as associações continuem a prestar um excelente serviço e ficamos muito satisfeitos quando aparecem novas entidades com programas e com propostas diferenciadoras como esta. Esperamos que vocês satisfaçam aquilo que vos vai na alma, e que deem todo o vosso contributo para que tudo corra bem. E podem contar connosco. Nós aí estaremos”.

“O desporto tem a capacidade de transformar pensamentos educando o jovem pelo prazer” – Elijarbas Rocha

Fonte: Minho Digital – Semanário do Alto Minho.