Quais as vantagens de ter um bom logotipo?

Muitas vezes quando nos questionam qual é a nossa marca de calçado favorita, a primeira coisa que nos vem à mente é o logotipo. Mais facilmente nos lembramos da imagem, do que propriamente do nome. Daí a importância de ter um bom logotipo para beneficiar a empresa.

Estabelece uma relação de proximidade

Um logotipo atraente é um elemento-chave para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que cria uma relação de proximidade com o público-alvo.

Transmite consistência

Uma marca é reconhecida facilmente quando possui um bom logotipo. É uma estratégia que deve ser alargada a todos os meios de marketing desde o site, e-mail e até panfletos.

Atrai o público-alvo

Se a sua marca tem um logotipo criativo e visualmente atraente, acredite que isso vai permitir-lhe atrair mais pessoas para as mensagens publicitárias da sua empresa. Aposte, portanto, num logotipo em que a primeira impressão seja boa (isso faz toda a diferença), sobretudo num mundo competitivo como o que vivemos.

Certifica uma identidade à marca

Um logotipo bem conseguido diz muito sobre a marca. Este deve transmitir precisamente o que se pretende. Por exemplo, quando se vê o logotipo da Nike, pensa-se logo em desporto. Não é disparatado dizer que um logotipo é sinónimo da empresa.

Pode originar um efeito viral

Num estado já mais avançado, como a Coca-Cola ou a Mercedes, os próprios consumidores, já familiarizados com o logotipo, reforçam o valor da marca.

Concede reconhecimento instantâneo

Quando um logotipo está estabelecido, os consumidores de imediato reconhecem a marca da sua empresa, assim como os seus produtos e serviços.

Dá a ideia de profissionalismo

Uma empresa sem logotipo é vazia e pouco credível, não tem uma identidade enraizada. Um logotipo interessante e com qualidade significa também profissionalismo. Isso vai ajudá-lo a cativar mais clientes.

Ajuda a trabalhar com as redes sociais

É extremamente importante que o logotipo seja fácil de olhar e adaptável a todas as redes sociais. Por exemplo, o logotipo no Facebook, Twitter e no Google transmite a ideia de empresa sólida e conectada.

A empresa é mais fácil de encontrar

Entre milhares e milhares de empresas existentes à escala mundial, um bom logotipo é uma grande ajuda para encontrar a sua empresa durante uma pesquisa. Tem o exemplo do caso da Apple e da Dove, entre outras.

Uma vantagem adicional na hora de decisão

Acontece muitas vezes que, quando os consumidores estão indecisos entre dois produtos, o logotipo, bem como o designer do produto, fazem a diferença.

Ajuda a atrair investimentos financeiros

A imagem até faz diferença na hora de atrair pessoas para investirem no seu negócio.

Transmite credibilidade

Toda a empresa que tenha um logotipo, bem construído esteticamente, transmite de imediato credibilidade ao seu público-alvo. Como se sabe, hoje, mais do que nunca, as pessoas precisam de se sentir seguras com a decisão que tomam.